top of page
Buscar
  • Foto do escritorTadeu Cruz

Resumo sobre a Metodologia DOMP™

Testemunhos sobre a Metodologia DOMP™



Antes de qualquer outra preocupação com processos de negócio, tais como gerenciá-los e melhorá-los, devemos mapeá-los (documentar), analisá-los e modelá-los (criar ou recriar) para só então implantarmos e gerenciarmos processos de negócio corretamente visando sua melhoria contínua. Muitas pessoas, estudiosos, escritores, técnicos, gestores, diretores, donos de empresas, preocupam-se mais com ferramentas e tecnologias da informação do que com a organização do processo em si.


A Metodologia DOMP™ é formada por um conjunto de diretrizes, regras de negócio e vários formulários eletrônicos.


Dimensão Planejamento Estratégico.


A Metodologia DOMP™ e os 10 passos para planejamento estratégico.


1º Definição da Visão e da Missão da Empresa.

2º Análise SWOT.

3º Análise de clientes e mercados.

4º Análise da concorrência.

5º Definição do statement estratégico.

6º Criação do plano de três anos.

7º Desdobramento do plano estratégico.

8º Análise financeira para adequação do Plano Estratégico.

9º Alinhar o plano estratégico ao plano operacional – Hoshin.

10º Roteiro para a implantação dos planos estratégico e operacional.


Gerenciar projetos é aplicar conhecimento, habilidades, técnicas e ferramentas por meio dos processos que formam a estrutura de todo projeto para produzir um produto que tanto pode ser um bem como um serviço.


Dimensão Gerência de Projetos.

  • Iniciação – autorização do projeto ou fase.

  • Planejamento – definição e refinamento dos objetivos e seleção da melhor das alternativas de ação para alcançar os objetivos que o projeto estiver comprometido em atender.

  • Execução – coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano.

  • Monitoramento e controle – assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração regular do seu progresso para identificar variações do plano e, portanto, ações corretivas podem ser tomadas quando necessárias.

  • Encerramento – Formalizar a aceitação do projeto ou fase e encerrá-lo(a) de uma forma organizada.


Dimensão Gerência de Processos de Negócio.

  • Entender o ambiente organizacional em um novo contexto.

  • Entender o que é uma estrutura em rede.

  • Entender o que são processos de negócio.

  • Conhecer os principais elementos de um processo de negócio.

  • Entender como os elementos se relacionam entre si num processo.

  • O que são eventos.

  • O que é eventOgrama.

  • O que é processOgrama.

  • O que é infOgrama.

  • O que é funcionOgrama.

  • Como mapear (documentar) um processo de negócio.

  • Como analisar um processo de negócio.

  • Como modelar (criar ou recriar) um processo de negócio.

  • Simulação de processos.

  • Implantação de processos.

  • Gerenciamento de processos.

Dimensão Inovação - Design Thinking.


A Metodologia DOMP possibilita o desenvolvimento do "desenho de processos baseados nas pessoas" tanto para inovação quanto para invenção de qualquer produto, sejam bens ou serviços. Desde 1995 realizamos projetos, no Brasil e no exterior voltados a:


  • Diagnóstico da qualidade dos serviços, mesmo na manufatura discreta e contínua.

  • Análise do desempenho dos serviços.

  • Análise e diagnóstico da experiência do cliente em cenários B2C e B2B.

  • Gerenciamento da experiência dos serviços em cenários B2C e B2B.

  • Criação do plano para solução dos problemas encontrados nos processos de serviços.

  • Criação do plano para melhoria do desempenho dos processos de serviços.

  • Inovação em serviços.

  • Criação de estratégias diferenciadas e relevantes em serviços para qualquer organização, tanto do setor público quanto privado.

Por meio do conjunto de formulários específicos para Design Thinking da Metodologia DOMP as organizações podem repensar todos os seus processos, primários e secundários, e produtos, sejam bens ou serviços, usufruindo das atuais abordagens sobre inovação aberta (open innovation).


Testemunhos sobre a Metodologia DOMP™


Escolhemos a metodologia do Profº. Tadeu Cruz porque precisávamos de informações sólidas, detalhadas e úteis sobre o processo. Nossa intenção era melhorar e automatizar os processos de logística em nível operacional. A maioria dos métodos atualmente disponíveis fica num nível muito superficial de informação, que raramente permite identificar oportunidades de melhoria. "O diabo mora nos detalhes". O método do Tadeu nos permitiu ter o domínio do processo quase que como se o vivenciássemos no dia a dia. Isto facilita muito o trabalho de análise dos especialistas. Pudemos identificar, nos detalhes do processo, oportunidades de melhoria significantes, que ainda não havíamos conseguido enxergar nos mapeamentos de processo anteriores. Além disto, o escopo de informações que a metodologia DOMP captura do processo já subsidia de forma completa uma posterior automação de processo ou implantação de sistema de TI, economizando tempo com levantamento de requisitos”.


Estéfano S. Cerqueira - Otimização de processos de logística de suprimentos das operações de exploração e produção da Petrobras. E&P-SERV/US-LOG/OPNP/Otimização de Processos de Logística - Rio de Janeiro 28 de Agosto de 2013.


"A Metodologia DOMP™ mostra o que realmente pode ser aplicado na empresa, não fica somente um conhecimento teórico, que não vai ser mais utilizado. além de estimular a aplicação com exercícios, o que facilita ainda mais a aplicação das ferramentas na empresa e do conhecimento profissional do Prof. Tadeu Cruz. A Metodologia DOMP™ me ajudou a visualizar como desenvolver todo o projeto”.


Tatiana Baruffi, Analista de Processos da WEG.


Durante a minha passagem pela Clear Channel, eu liderei um projeto de Processos de Negócios e para este desafio, nós contratamos a TRCR. O prof. Tadeu pessoalmente atuou no projeto e os resultados não só superaram as expectativas, como eu tive a oportunidade de aprender e passar a ser um entusiasta de processos de negócios. Tenho profunda admiração pelo professor, profissional e a pessoa do Tadeu Cruz. Tenho a sorte de hoje tê-lo como um amigo”.


Olavo Soares - CIO da empresa KidZania Brasil


Leciono algumas disciplinas no curso da Arquivologia da UFMG (Informática Instrumental, Gestão de documentos eletrônicos, dentre outras) onde teoricamente se formam os futuros profissionais que vão lidar com documentação e arquivos. Infelizmente, tenho verificado que os alunos não recebem noções de gestão de projetos, mapeamento de processos, notações de linguagens diagramáticas, etc. Hoje, eles chegam ao mercado com pouca preparação nesses assuntos, no meu entender, essenciais. Acho que a DOMP pode ajudar a preencher essa lacuna, de forma que pretendo inserir algo sobre ela em minhas disciplinas. Além disso, vou recomendar ao Núcleo da Escola que coordena os programas das disciplinas a criação de uma disciplina específica para esse fim, de forma que tenhamos mais espaço para ensinar conteúdos de natureza prática. Acho que será de grande valia para os alunos e aumentará suas possibilidades no mercado. No nível de mestrado/doutorado, tenho alunos estudando especificamente o que é um processo, com fundamentação na filosofia, administração, computação, etc. Acho que eles terão interesse em ver uma metodologia do mundo real para efeito de comparação.


Mauricio B. Almeida, Prof. PhD - Departamento de Teoria e Gestão da Informação - Escola de Ciência da Informação – UFMG

629 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page