top of page
Buscar
  • Foto do escritorTadeu Cruz

A BOLA DA VEZ CHAMA-SE ESG


Está aberta a temporada de caça aos menos avisados, aos crédulos e aos ignorantes (de ignorar do que se trata). Já há muito espertalhão aproveitando-se ou, no mínimo, tentando se aproveitar da bola da vez: ESG.


Por que estou escrevendo sobre isso?


Há pouco tempo um empresário do setor do Agro, amigo meu, me pediu que eu fosse visitá-lo, porque tinha uma demanda para mim.

Ao começar a conversarmos ele disse:


- Professor, apareceram aqui algumas pessoas tentando me vender um projeto de implantação de ESG. Eu fiquei desconfortável com o que eles propunham porque fiz algumas perguntas que não foram respondidas de forma convincente. Pelo menos não para mim.


Eu perguntei, quais foram as perguntas que você fez e quais foram as respostas?


- Eu perguntei para eles qual seria o produto do projeto, e eles enrolaram, enrolaram, enrolaram, e não deram uma resposta objetiva. Disseram que o ESG era um conjunto de práticas sustentáveis que iriam colocar minhas propriedades e meus produtos num outro patamar de aceitação, principalmente no mercado externo.


Tirando a parte da enrolação para responder, a resposta tem um fundo de verdade, eu disse. Que mais?


- Eu perguntei se eles podiam me mostrar um projeto, um exemplo de projeto, que tivessem executado para implantar o ESG. Perguntei se a empresa deles tinha uma metodologia para desenvolver o projeto... eles desconversaram dizendo que na verdade não seria necessária uma metodologia porque o projeto englobaria vários aspectos do meu negócio. O que você me diz, professor?


Bom, meu amigo. O ESG é tudo e nada ao mesmo tempo. Explico.


ESG é a sigla em inglês para "Environmental, Social and Governance" (Ambiental, Social e Governança), é um conjunto de padrões, políticas, normas e boas práticas que visam atestar se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.


Pela definição, você já pode ver por que eu disse que ESG é tudo e nada ao mesmo tempo.

Dependendo do que se faça, como se faça, com quem se faça, com quem pudermos contar para implantar ESG, o resultado pode se pífio, nulo ou um grande sucesso!


Horácio, filósofo e poeta satírico romano, cunhou a expressão “parturient montes, nascetur mus”, que numa tradução livre significa “a montanha pariu um rato”. Isso se aplica a todas as coisas pomposamente anunciadas e que na realização produzem uma grande decepção, ou seja, um resultado pífio diante da expectativa gerada. É o que com certeza vai acontecer com muitos projetos ESG, como aliás, no passado, já aconteceu com projetos para a implantação de todas as ISO, com a Reengenharia, etc.


Tudo, porque ESG tem uma abordagem bem ampla, muito ampla. Envolve preocupações com o meio ambiente, com a forma com que você produz, se usa produtos tóxicos nas culturas, se contribui com emissão de gás carbônico ou não, etc. etc. Envolve preocupações com o social, com a forma como você trata seus funcionários, se tem trabalho escravo nas suas propriedades, se usa mão de obra infantil, se remunera de forma correta o trabalho dos colaboradores, etc., etc., e, por fim, mas não menos importante, envolve preocupações com a forma com o você faz negócio, se é corrupto, se é corruptor, se pratica comercialização desonesta para com seus concorrentes, se trapaceia com os consumidores, e como administra seus negócios, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, governos, nas três instancias, e demais partes interessadas, etc., etc.


Agora, meu amigo, me diga, pelo que eu expus, você acha que é fácil e rápido implantar os princípios em uma Política ESG qualquer empresa? Na sua, por exemplo?


- Professor, agora ficou claríssimo para mim o que NÃO estavam tentando me vender. E soltou uma gargalhada.


Pois é. Para se implantar uma Política ESG em qualquer organização, seja ela grande, média ou pequena, é necessário desenvolver um projeto que envolva vários saberes e práticas. E como você sabe que sou apaixonado por processos de negócio, as três dimensões do ESG necessitarão ter seus processos documentados, analisados, modelados e permanentemente gerenciados como nunca o foram, ou tenham sido em qualquer empresa.


Daí porque ESG não é algo que se implanta da noite para o dia.


Conclusão.


Meu amigo disse:


- Professor, agradeço muito o senhor ter vindo aqui e ter me esclarecido sobre ESG.


Que é isso. Se precisar de alguma ajuda conte comigo.


P.S. Acho que conseguir evitar mais um desastre.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page